Análise Exploratória de Dados
1. Objetivo:
O objetivo deste trabalho é explorar, analisar, descrever e interpretar banco
de dados relacionado com a área de engenharia. O aluno deverá procurar um
problema qualquer relacionado a essas áreas, mas que seja relevante,
apresentando algum interesse prático. É fundamental que esta relevância prática
seja mostrada com clareza, no trabalho. Deverá ser apresentada a descrição da
situação referente ao conjunto de dados em análise, assim como o contexto em
que eles foram observados.
Um objetivo colateral é o uso de pacote computacional em aplicações de
estatística descritiva que exigirá o envolvimento em pesquisa do aluno. Será
importante também a apresentação adequada de relatório contendo a análise e
suas conclusões. As normas serão aquelas aplicáveis a relatórios técnicos.
2. Banco
de Dados: O arquivo de dados deverá conter pelo menos 120 observações, com
no mínimo 10 variáveis do tipo qualitativa e quantitativa. Deverá haver
associações relevantes entre as variáveis, de maneira a permitir análises de
causa e efeito. Resumir as variáveis, conforme modelo da tabela abaixo.
Variável |
Descrição da Variável |
Valores da Variável |
Id |
Identificação
da observação no arquivo |
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Arquivo de dados: Fornecer arquivo magnético com o banco de dados, com extensão .xls ou . txt.
3. Fonte:
Citar a origem dos dados.
4. Relatório:
A análise deverá ser apresentada na forma de relatório técnico, compreendendo o
problema proposto, sua modelagem e resolução, bem como os resultados e sai
análise. Isto é, o trabalho deverá ganhar um título. Um pequeno resumo vem em
seguida, para que o eventual leitor tenha uma idéia por alto do conteúdo do
trabalho (pense no gerente). O corpo do trabalho é o próximo, dividido em três
partes clássicas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Por fim, deverão ser
apresentadas as referências bibliográficas (livros, revistas, relatórios, etc.)
que foram consultadas. Indique também o software utilizado. Maiores detalhes
poderão ser encontrados no texto Como fazer um relatório de pesquisa, de
M. G. C. Val, UFMG-FALE, 1983 (disponível a pedido).
Além disso, o relatório deverá conter:
a. Identificação dos tipos de variáveis encontradas no Banco de Dados;
b. Construção de tabelas e gráficos das variáveis de interesse;
c. Cálculo, onde aplicável, das medidas descritivas para cada variável (medidas de tendência central, de posição, de dispersão, etc.);
d. Breve comentário sobre os resultados obtidos;
e. Análise das relações mais relevantes entre as variáveis apresentadas;
f. Um resumo das principais conclusões à respeito dos dados apresentados, a partir da interpretação dos resultados obtidos;
g. Indicação do tipo de levantamento adicional que poderia ser efetuado no sentido de melhorar as condições de interpretação dos dados;
h. Apresentação das observações ou sugestões à respeito do presente trabalho.
5.
Pacote computacional: Este trabalho poderá
ser efetuado utilizando-se o Excel ou o ,
sendo que ambos tem manuseio facilitado, com várias referências na Internet.
Os alunos que desejarem resolvê-los podem procurar-me para que eu possa orientá-los e acompanhá-los, com os exercício, assim como com a utilização dos software.
Para aqueles que desejem utilizar o Excel, recomendo o livro: Estatística: teoria e aplicações usando o Microsoft® Excel, de David Levine, Mark Berenson e David Stephan, da LTC.
Para aqueles que prefiram o Minitab, recomendo o Relatório Técnico "Introdução ao
Software Minitab for Windows ®", de J.F. Soares e M.D.F.
Rodrigues, publicado pelo Departamento de
Estatística da UFMG (Arquivo ).
6. Recomendações:
O foco deverá sempre ser a análise das características dos dados, assim como o tratamento
adequado dos valores relevantes do conjunto de dados selecionado, de maneira a
extrair informações e a alicerçar conclusões.
A análise poderá ser desenvolvida ao longo do
semestre e contará com meu acompanhamento regular. As dúvidas e esclarecimentos
a respeito desta atividade poderão ser esclarecidos através do e-mail: lupercio@est.ufmg.br ou em sala de aula .