Professor: Frederico R. B. Cruz |
E-mail: fcruz@ufmg.br |
Professor: Lupércio F. Bessegato |
E-mail: lupercio@est.ufmg.br |
O objetivo principal da disciplina
é capacitar o aluno a usar alguns softwares estatísticos disponíveis no
mercado. Você poderá
verificar a ementa da disciplina e a bibliografia recomendada aqui.
Você pode precisar ler arquivos .
Trabalharemos apenas com o Minitab. O Mintab é um pacote estatístico com uma interface bastante amigável com o usuário. Há o R que é um pacote livre, muito utilizado em Estatística, com bibliotecas de funções em constante desenvolvimento. Apresentamos abaixo uma relação de links a vários softwares, incluído alguns downloads, disponíveis em caráter precário.
·
Minitab:
Acesse a página do
Material: Meet Minitab -
Versão 14 (apostila em português, em pdf)
Meet Minitab - Versão 15
(apostila em português - Arquivo .zip - para download
apenas)
·
S plus:
Acesse a página do S-Plus®
Abaixo alguns bancos de dados que utilizaremos em sala ou para a execução das listas de exercícios.
·
Bancos de dados para
Análise Exploratória:
· Banco de dados do livro de Noções de Probabilidade e Estatística:
· Diversos bancos de dados:
Abaixo, encontram-se roteiros para facilitar o acompanhamento de nossas aulas.
O objetivo será conhecer o pacote estatístico Minitab. Para isto utilizaremos da apostila Meet Minitab (versão 14 ou 15), preparada pelo desenvolvedor do pacote. Os arquivos de dados citados na apostila, estão no diretório do pacote. Há muitos aspectos específicos da apostila que serão utilizados no decorrer do curso, à medida que vocês cursarem as disciplinas correspondentes (Controle de Qualidade, Planejamento de Experimentos, Estatística Multivariada, Séries Temporais, etc.). Estes módulos serão estudados junto com o professor destas disciplinas. Trabalharemos em sala com os seguintes capítulos da apostila:
§ Capítulo 1: Introdução
§ Capítulo 2: Criando gráficos
§ Capítulo 3: Analisando dados (exceto ANOVA que será discutido quando estiverem estudando este ponto em Inferência)
§ Capítulo 6: Usando linhas de comando
§ Capítulo 7: Gerando relatórios
§
Capítulo
8: Preparando uma planilha
Nos capítulos 6, 7 e 8, há alguns recursos bastante úteis do Minitab. Seu estudo é mais produtivo quando o aluno já tem um domínio razoável do pacote. Você encontra aqui um roteiro detalhado de estudo, com exemplos de aplicação vistos em sala.
Análise Exploratória de Dados é uma filosofia/abordagem
para a análise de dados que emprega uma variedade de técnicas (a maioria
gráfica) que:
1. maximiza o discernimento do
conjunto de dados;
2. percebe a estrutura subjacente;
3. extrai variáveis importantes;
4. deteta valores atípicos (extremos) e
anomalias;
5. testa hipóteses fundamentais;
6. desenvolve modelos parcimoniosos;
e
7. determina conjunto ótimo de
fatores.
Utilizaremos:
Roteiro para Análise Descritiva Univariada:
roteiro aqui e no grupo da
disciplina.
Banco de dados para
Análise Descritiva Univariada: planilha com dados aqui.
Roteiro para Análise
Descritiva Bivariada: roteiro aqui
e no grupo da disciplina.
Banco de dados para
Análise Descritiva Bivariada: planilha com dados aqui.
Esta
importante abordagem pode ser verificada em detalhes em Handbook of Statistical
Methods. Aos interessados, recomendamos o
livro: “Exploratory Data Analysis”
de John W. Tukey. Addison-Wesley,
1977.
Lembre-se
sempre de se registrar no grupo de AED da disciplina. É essencial para receber
as listas de exercícios em tempo, para não ocorrer embaraços em sua entrega:
Enviar
mensagem: |
aed_91@yahoogrupos.com.br |
Entrar
no grupo: |
aed_91-subscribe@yahoogrupos.com.br |
Página
inicial do grupo: |
http://br.groups.yahoo.com/group/aed_91 |
|
|
As listas de exercícios são aquelas estabelecidas em sala, inclusive com relação à data de entrega. Lembre-se sempre de registrar suas análises e comentários. As listas de exercício são sempre individuais e seu objetivo é estender o alcance do aprendizado e não apenas avaliar o aluno.
a.
Atividade #1 - Análise Exploratória Univariada (em arquivos
execs).
Solução: Atividade1.1 e Atividade
1.2
b.
Atividade #2
– Gráficos ramo-e-folhas (em papel).
Solução: Atividade
2
c.
Atividade #3
– Distribuições de probabilidade e geração de números aleatórios (em
arquivos execl).
Solução: Atividade
3
d.
Atividade #4
– Exercícios 3 e 4 da Lista Univariada.
Solução: Atividade
4
e.
Atividade #5
– Lista Correlação (ex. 1 e 2).
Solução: Atividade
5
f.
Atividade #6
– Lista Bivariada (exercícios 1 e 2) + ex. 3 efetuado em sala (em htm).
Solução: Atividade
6
g.
Atividade #7
– Macros (aplicado em sala pelo prof. Frederico).
Solução:acompanhada em sala
h.
Atividade #8
– Análise Exploratória de banco de dados (em sala).
Treinamento em sala: aeusp
e areas
Solução: cancer
i.
Trabalho –
Análise Exploratória de Dados de um Banco de Dados:
Cases disponíveis: de livre escolha de cada aluno. O aluno pode apresentar
uma análise de banco de seu próprio banco, atendidas certas condições. Buscar
junto ao professor sua aceitação do banco.
Banco de dados dos cases.
Instruções para execução e entrega / Critérios de correção